sexta-feira, 30 de novembro de 2007

TV DIGITAL

A TV analógica transmite som e imagem através de ondas eletromagnéticas. O sistema de transmissão da TV digital utiliza código binário que é a mesma linguagem utilizada por computadores. Som e imagem se tornam digitais, combinam-se uma série de dígitos (0 e 1).
A imagem produzida no sistema digital é superior ao modo analógico. Mas, para perceber isso é preciso um aparelho de alta definição. Para se ter uma idéia um monitor analógico de boa qualidade apresenta entre 480 e 525 linhas, enquanto que na televisão digital de alta definição chega-se a 1080 linhas com o padrão HDTV. O som também melhora de estério para 6 canais.O formato deve passa de 4:3 para 16:9 mais próximo do formato panorâmico.


Mas as mudanças não ficam só nisso. A linguagem binária possibilita transmissão de dados, tornando possível a interatividade.



Alguns aparelhos receptores/conversores poderão armazenar várias horas de programação, pois serão equipados com gravadores digitais semelhantes aos discos rígidos dos computadores. A TV digital possibilita a gravação de programas para serem vistos quando o usuário desejar, pode-se até escolher quando a gravação deve começar e quando deve parar.



A inauguração da TV Digital no Brasil está prevista para o dia 02 de dezembro deste ano e ocorerá somente em São Paulo em um primeiro momento. No período de transição, que dever durar dez anos, haverá transmissões analógicas e digitais simultaneamente.

Nenhum comentário: