sexta-feira, 30 de novembro de 2007

INTERATIVIDADE

A televisão interativa é uma forma de televisão onde a participação do usuário pode afetar diretamente o conteúdo que já se encontra disponível ou será transmitido. Ela possibilita três tipos de interatividade: local, com canal de retorno não-dedicado, e com canal de retorno dedicado.




  • Interatividade Local - O Conteúdo é transmitido unilateralmente para o receptor de uma só vez. A partir daí, o usuário pode interagir livremente com os dados que ficam armazenados no seu receptor. Um novo fluxo de dados ocorre apenas quando é solicitada uma atualização ou uma nova área do serviço é acessada.

  • Interatividade com Canal de Retorno Não-Dedicado - A interatividade é estabelecida a partir da troca de informações por uma rede à parte do sistema de televisão, como uma linha telefônica. O recebimento das informações ocorre via ar, mas o retorno à central de transmissão se dá pelo telefone.

  • Interatividade com Canal de Retorno Dedicado - Com a expansão das redes de banda larga, pode ser desenvolvido um meio específico para operar como canal de retorno. Para isso, o usuário da TV digital necessitaria não apenas de antenas receptoras, mas também de antenas transmissoras, e o sistema, a capacidade de transportar os sinais até a central de transmissão.


  • A interatividade, confirmada oficialmente pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, vai demandar novos recursos audiovisuais e novas linguagens televisivas. Um novo arcabouço tecnológico será introduzido nos processos de produção do conteúdo da TV, o que demanda novos profissionais, com perfis multidisciplinares e com visão sistêmica dessa nova tecnologia.



    Os novos programas interativos são majoritariamente concebidos nas emissoras de TV, responsáveis pelo conteúdo transmitido atualmente, e, muitas, vezes implementados por empresas especializadas nessa nova área. No entanto, a produção para TV digital agrega novas ferramentas e novas metodologias ainda não compreendidas pela maioria dos cursos de graduação. A TV interativa também pode ser definida como conteúdo audiovisual mais software.


Nenhum comentário: